segunda-feira, 29 de julho de 2013

Protesto na PRAIA DO PECADO em 20/07/2013 - Macaé ECOSURF


No dia 20/07/2013, realizamos um protesto durante o MACAE ECOSURF, para mais uma vez chamar a atenção da população e autoridades sobre os impactos dos altos prédios na Praia do Pecado. Espalhamos faixas e distribuímos panfletos explicativos sobre a questão.

 
Texto dos panfletos distribuídos no local:
A PRAIA DO PECADO está ameaçada!! Nossos governantes desconsideraram todos os pedidos da população e agora terão que responder ao Ministério Público pela omissão.
Um pedacinho de terra, cercado por mar, restinga e lagoa, e que é ambientalmente muito sensível. Um paraíso que não comporta mais destes altos prédios, colados um no outro, que invadem o local e deixam apenas o legado de estragos irreversíveis para as futuras gerações: esgoto lançado direto ao mar, sombra projetada na praia logo no início do entardecer, ventilação da cidade comprometida, problemas de mobilidade para o bairro que só possui uma entrada e ruas lotadas com carros estacionados permanentemente, já que a grande maioria de seus moradores possui mais de um carro e apenas uma vaga de garagem.
Esse é o futuro da Praia do Pecado que a população de Macaé deseja? Se nada for feito agora, os frequentadores não vão ter onde parar os seus carros, também não irão conseguir chegar de transporte público, irão mergulhar em uma água poluída e com hora contada para ir embora, pois a tarde só vai ter sombra a praia...
A alteração do código de urbanismo, para preservar a praia do pecado da especulação imobiliária, foi promessa de campanha, já teve passeata, abaixo assinado, aprovação em audiência pública, tribuna cidadã e moção na conferência das cidades. Mas, até agora, a reivindicação do povo não foi atendida pelos governantes.
O Ministério Público (MP) expediu 03 (três) ofícios à Prefeitura, um deles recebido pelo próprio Prefeito, requisitando informações quanto ao cumprimento da exigência legal de Estudo de Impacto de Vizinhança para a construção dos empreendimentos na região, e a municipalidade ignorou as requisições, não respondendo aos ofícios. Por isso e outras coisas, uma ação civil publica foi instaurada!!
Além disto, na contramão do bom senso, ao invés de escutar o pedido da população, o prefeito ainda aprovou um decreto para acelerar o licenciamento das novas construções, por “coincidência”, uma semana após pessoalmente receber o ofício do Ministério Público.
A lei que permitiu a construção destes prédios, que hoje tanto degradam a Praia do Pecado, foi aprovada nos dias finais do mandato de um ex-prefeito, entre o natal e réveillon, em um processo nada transparente para a população.
Esse movimento em defesa da Praia do Pecado também é pela legalidade, pela decência, pelo respeito às leis, ao meio ambiente e às gerações futuras; e esses preceitos devem ser aplicados em todos os lugares e todos os bairros. Não somos contra os moradores dos atuais prédios, queremos apenas que os futuros sejam construídos de maneira mais ordenaPecado é não preservar!!! AMIGOS DA PRAIA DO PECADO
 
Matéria do jornal O Debate em 24/07/2013





Nenhum comentário:

Postar um comentário